Saiba como manter a saúde bucal na Páscoa
Com a chegada da Páscoa, chocolates se multiplicam pelos corredores de lojas e mercados, chamando a atenção – e abrindo o apetite – de adultos e crianças. Para que eles não se tornem um inimigo da balança e do sorriso, alguns cuidados devem ser levados em consideração. Quando se trata de saúde bucal, especialistas alertam que a frequência do consumo de chocolate é mais importante do que a quantidade ingerida.
O professor titular de Odontopediatria da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP), Marcelo Bönecker (CROSP 35050), explica que se o chocolate é consumido em pequenas porções ao longo do dia, o açúcar vai estar frequentemente em contato com os dentes, causando danos. Segundo o especialista, o melhor é escolher um momento da rotina para comer o doce, e, logo após, realizar a higiene bucal.
“Um exemplo: alguém compra uma caixa de bombom e a cada meia hora come um. Esta pessoa está consumindo doce em alta frequência. Além de conter sacarose, esse tipo de alimento têm o agravante de grudar na superfície dentária, sendo mais difícil de remover”, explica Bönecker.
Para a saúde da boca, o mais indicado são os chocolates amargos, afirma o doutor em Odontopediatria pela USP e Conselheiro do Conselho Federal de Odontologia Francisco Xavier Paranhos Coêlho Simões (CROBA 2842). “Essa variedade possui menos açúcar, consequentemente haverá menos nutrientes para as bactérias produzirem o ácido que prejudica os tecidos duros dos dentes”, enfatiza.
Em relação à higiene, as crianças, principalmente as menores de seis anos, merecem atenção especial. “Os pequenos muitas vezes não sabem que precisam realizar a higiene bucal e necessitam de supervisão durante a escovação”, afirma Bönecker. A Associação Brasileira de Odontopediatria recomenda que as crianças utilizem pasta fluoretada para maior eficácia da manutenção da saúde oral.
Para os adultos, caso não seja possível fazer a escovação logo após comer o doce, tomar água e realizar bochecho com enxaguante bucal ajudam na limpeza dos dentes. Porém, Bönecker destaca que só a escova de dente é eficiente para remover a placa bacteriana.
Apesar do açúcar, boas notícias
Segundo Simões, o chocolate é rico em vitaminas A, B, C, D, magnésio, potássio, sódio, ferro e outros minerais e hormônios que estimulam os neurônios. Porém, para garantir este benefício, é preciso escolher um chocolate com alta concentração de cacau e pouco acúmulo de leite, açúcar e manteiga. “Além de ser a melhor opção para a saúde bucal, o chocolate amargo, rico em cobre, auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares”, ressalta o especialista.
Já o chocolate branco é o mais prejudicial, pois não possui cacau e ainda apresenta muita gordura e açúcar. “Os chocolates com recheio também têm aspectos negativos, pois aderem mais facilmente na superfície dentária, sendo mais difíceis de serem removidos”, conclui Simões.