Pesquisadores conseguem isolar anticorpo que neutraliza vírus da dengue
Uma equipe internacional de pesquisadores conseguiu isolar um anticorpo humano capaz de neutralizar um dos quatro tipos do vírus que causa a dengue. Segundo o estudo, que foi publicado nesta semana na revista Science Translational Medicine, essa descoberta pode levar a novas abordagens de tratamento e prevenção da doença. A pesquisa foi conduzida na Universidade Nacional de Cingapura.
No artigo, os autores lembram que 2,5 bilhões de pessoas no mundo vivem em áreas de risco de transmissão da dengue. O único tratamento disponível para pacientes com a doença é o alívio dos sintomas, que incluem quadros de febre alta, dor muscular, náusea, vômitos e, em casos graves, morte.
O anticorpo isolado pelos pesquisadores, chamado 14c10, é capaz de neutralizar o vírus da dengue tipo 1 (DEN-1). Os cientistas identificaram essa proteína após analisarem uma amostra de aproximadamente 200.000 anticorpos colhidos de 100 pessoas que haviam sido infectadas pelo vírus da dengue e se recuperado da doença.
Proteína poderosa — Após observarem que o 14c10 é capaz de neutralizar o DEN-1, os pesquisadores isolaram o anticorpo do organismo de uma pessoa que havia sido infectada por esse vírus. Eles, então, realizaram experimentos em camundongos e observaram que esse anticorpo age sobre as proteínas superficiais do vírus e o mata antes mesmo de ele infectar as células do organismo.
De acordo com o artigo, esse anticorpo se mostrou mais eficaz na neutralização do vírus do que as drogas que vêm sendo desenvolvidas para combater a dengue. Segundo os autores, a próximo passo da equipe será realizar testes clínicos para testar o anticorpo isolado em pacientes infectados pelo DEN-1. Eles também pretendem identificar proteínas capazes de combater os outros três tipos de vírus que provocam a dengue.
Brasil — Dados do Ministério da Saúde mostraram que o número de mortes por dengue caiu no último ano no Brasil. Entre janeiro e abril deste ano, foram registrados 74 óbitos em decorrência da doença. No mesmo período em 2011, houve 374 mortes. O registro total de casos de dengue no país também diminuiu de 507.798 para 286.011.