Manchas nos dentes podem ser tratadas e até evitadas
Cuidados com a alimentação e higiene bucal devem ser prioridade
Para sentirem-se bem, independente da posição social, as pessoas precisam estar contentes com a própria imagem. Um fator de beleza determinante e que merece cuidados especiais são os dentes.
Uma das queixas mais comuns que os dentistas escutam dos pacientes no consultório é sobre as manchas e a perda do branco nos dentes.
O que provoca as manchas?
Alimentos com corante: café, chá e refrigerantes à base de cola estão entre os campeões. Outras causas possíveis são os sucos de fruta (principalmente de uva), vinho tinto, molho de soja e curry.
Tabaco: Libera nicotina, que provoca amarelamento e manchas nos dentes.
Envelhecimento do esmalte: O esmalte, camada externa e dura dos dentes, pode sofrer desgaste com o tempo, ficando mais fino. Isso faz com que a dentina, camada interna do dente e mais amarelada, fique a mostra.
Fluorose: É uma alteração que ocorre durante a formação dos dentes devido ao excesso de ingestão de flúor. A fluorose causa alteração da cor do esmalte, que pode assumir uma tonalidade esbranquiçada ou exibir pequenas manchas e linhas brancas.
Tetraciclina: O uso de antibióticos pela gestante, principalmente a tetraciclina, em grande quantidade ou longo período de tempo, acarretará em manchas nos primeiros dentes da criança. Se esse antibiótico for administrado na criança logo após o nascimento, poderá resultar em manchas nos dentes permanentes.
PATROCINADO: Confira os 10 produtos mais populares para acne
Como tratar?
Profilaxia: A limpeza profissional remove a placa, o tártaro e algumas manchas dos dentes. Deve ser feita pelo dentista no consultório de 4 em 4 meses. Com esse acompanhamento periódico, o dentista pode examinar todos os problemas bucais, podendo evitá-los.
Microabrasão: O dentista realiza um desgaste superficial do esmalte usando uma pasta dental que contém ácido clorídrico e micropartículas de carbeto de silício, em um gel a base de água.
Resina Composta ou laminados de Porcelana: Recobrimento estético com resinas sobre a face externa dos dentes, podendo ser realizado em uma única sessão. As facetas de porcelana são laminas finas e delicadas, deixando os dentes na cor e formato que o paciente deseja.
Mantenha os seus dentes limpos: isto significa escovação diária e ela deve durar, no mínimo, dois minutos, isto é, 120 segundos.
Fio dental: já reparou como os dentes manchados ficam ainda piores nos cantos? Isto acontece porque a placa, uma camada fina de bactérias e restos de alimentos, se acumula entre os dentes e na gengiva, manchando-os. O uso diário do fio dental reduz a placa e também ajuda a combater as manchas.
Cremes Dentais: os creme dentais anti-manchas, desenvolvidos para remover manchas de tabaco e café, geralmente são abrasivos. Esses cremes dentais anti-manchas devem ser usados apenas nos casos mais graves. Mesmo assim, recomenda-se que sejam usados apenas duas ou três vezes por semana. Sendo sempre melhor consultar seu dentista antes de experimentá-los.