Obesidade cresceu 36% entre usuários de planos de saúde
Um estudo feito pelo Ministério da Saúde e a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) revelou que a obesidade entre usuários de planos de saúde subiu 36% em sete anos. Em 2008 o número era de 12,5%, aumentando para 17% em 2015.
Contudo, se os dados considerarem todos os clientes que estão acima do peso ideal, esse índice cresceria para 52,3%. Os números estão presentes na nova edição do Vigitel da Saúde Suplementar, estudo criado para analisar a presença de fatores de risco de doenças crônicas, com excesso de peso, hábitos alimentares, consumo de cigarro e nível de atividades físicas.
Entre maio e dezembro de 2015 foram entrevistadas 30.549 pessoas com plano de saúde em todas as capitais. Os dados mostram a necessidade de aumentar o debate com as agências de planos de saúde, com o intuito de criar alternativas para estimular os clientes a seguirem padrões de vida mais saudáveis.
Os usuários já estão em busca de mudanças positivas, aproximadamente 43% praticam atividades físicas por mais de 150 minutos por semana, um aumento de 16% desde 2008.