Cirurgia de Endometriose: tudo sobre o tratamento
O que é?
A cirurgia de endometriose é o procedimento que visa à remoção de todos os focos visíveis da doença. Em geral, a operação é realizada de duas formas, ambas minimamente invasivas: a laparoscopia ou a cirurgia robótica. Quando nenhuma das opções está disponível, também é possível fazer a operação de barriga aberta (tradicional).Quem está indicada a fazer a cirurgia da endometriose
São três as indicações:
Casos graves, em que há iminência de obstrução intestinal ou dos rins
Pacientes com muita dor que não responderam bem ao tratamento medicamentoso
Maior parte das mulheres que têm infertilidade e desejam engravidar.
Exames necessários
Além dos testes de praxe para avaliar o risco do procedimento - eletrocardiograma, hemograma, entre outros - é fundamental haver um exame de imagem de alta qualidade para mapear com precisão a localização dos focos. O melhor nesse sentido é a ressonância magnética com preparo intestinal.
Cuidados antes do procedimento
Praticamente os mesmos de qualquer cirurgia abdominal, como dieta sem resíduos nas 48 horas anteriores ao procedimento e controle de doenças clínicas presentes (hipertensão e diabetes, por exemplo).Como a cirurgia da endometriose é realizada
A cirurgia laparoscópica é feita por meio de cortes muito pequenos - um dentro do umbigo e mais três com aproximadamente 0,5 cm cada - nos quais são inseridos finos e longos instrumentos que permitem ao cirurgião visualizar toda a barriga (pelve e abdome) e retirar os focos da doença. O procedimento é minimamente invasivo, mais estético, e requer anestesia geral.
A cirurgia robótica parte do mesmo princípio e traz uma vantagem adicional: como os movimentos são realizados pelo robô, eles são mais estáveis e precisos.
Já a cirurgia de barriga é um pouco mais agressiva: a incisão chega a 15 centímetros e a recuperação é mais lenta e dolorosa.
Médico habilitado para realizar o procedimento
O ginecologista com formação cirúrgica que se dedique ao tratamento da endometriose. Se a doença atingir o intestino e as vias urinárias, recomenda-se uma equipe multidisciplinar, com proctologista e urologista.
Tempo de duração do procedimento
Costuma levar de uma hora, em casos leves, a oito horas, em episódios mais graves.