Precisamos mesmo tomar remédio contra vermes todos os anos?
Muitas pessoas acreditam que é importante tomar remédios contra vermes ao menos uma vez ano. No entanto, esse tratamento periódico não é indicado para a população em geral, apenas em algumas comunidades mais, sendo uma estratégia mais interessante do que a pesquisa de parasitas nas fezes seguido do tratamento dos casos positivos.
A Organização Mundial de Saúde recomenda o tratamento periódico de pessoas expostas a um maior risco de parasitoses que estejam vivendo em áreas de maior prevalência. Este grupo de risco inclui crianças de 1 a 14 anos de idade e trabalhadores com riscos ocupacionais como mineradores e alguns trabalhadores do campo. Pessoas em áreas com prevalência de parasitoses acima de 20% devem receber tratamento anualmente e se a prevalência for maior que 50% elas devem receber tratamento a cada 6 meses.
Quais doenças os vermes causam?
As parasitoses gastrointestinais são extremamente prevalentes no Brasil atingido até 34% da população em certas áreas mais carentes. Quanto menor forem as condições de saneamento básico, a renda familiar e o grau de escolaridade de uma comunidade, maior será a ocorrência de infestação por parasitas nesta população.
As principais infestações parasitárias são giardíase, ascaridíase, ancilostomíase, tricuríase, enterobíase, estrongiloidíase e amebíase. Porém, nem todos parasitas são patogênicos. Entamoeba coli e Endolimax nana são parasitas frequentemente encontrados nos exames parasitológicos de fezes, mas habitualmente não causam doenças.
O quadro clínico é extremamente variável. Pode apresentar-se como uma infestação assintomática ou com sintomas como perda de apetite, prurido anal, fadiga, irritabilidade, náuseas, vômitos, dor abdominal (desconforto leve ou cólicas intensas), distensão abdominal e diarreia. Tem-se também formas graves com desnutrição, anemia, sintomas respiratórios e até mesmo óbitos causados por parasitoses.
Como prevenir essas doenças?
Devemos lembrar dos cuidados para prevenir a ocorrência destas doenças. São importantes cuidados a serem tomados:
Utilizar água filtrada, tratada quimicamente com hipoclorito de sódio ou fervida
Lavar frequentemente e de forma adequada as mãos
Não andar descalço em locais onde possa ocorrer a presença de parasitas
Lavar as frutas, legumes e verduras antes do uso
Evacuar em local apropriado e manter as instalações sanitárias limpas
Manter os alimentos, depósitos de água e lixeiras cobertos
Preferir alimentos cozidos
Quando eu realmente preciso tomar um vermífugo?
Temos várias formas de chegar ao diagnóstico a depender da parasitose que se suspeita. Os exames podem incluir pesquisa de parasitas ou de antígenos nas fezes, método de Graham (método da fita adesiva) ou biópsias do trato gastrointestinal em exames endoscópicos.
Uma vez indicado o tratamento temos a disposição algumas opções de antiparasitários como:
Nitazoxanida
Albendazol
Secnidazol
Metronidazol
Mebendazol
Tinidazol
Ivermectina.