Água termal: o que é, benefícios e como usar
Provavelmente você já deve ter ouvido falar em água termal, não é mesmo? Esse produto já é o queridinho de muitas pessoas por conta de seus diversos benefícios para pele e cabelo.
O que é?
A água termal é proveniente de estações termais francesas de origens profundas que são naturalmente mais mineralizadas do que outras águas. Ela também é considerada bacteriologicamente pura desde a nascente e possui características físicas e químicas com propriedades terapêuticas para várias doenças, além do potencial hidratante.De acordo com a dermatologista Luciana de Abreu, especialista da clínica Dr. André Braz (RJ), as águas termais são extraídas de fontes ou terrenos rochosos e profundos, às vezes até de rochas vulcânicas, onde atinge temperaturas elevadíssimas. "Ao passar por esses locais e por entre estas rochas, os minerais contidos nessas superciliares se desprendem e a água termal adquire características únicas na sua composição, que se torna enriquecida com vários oligominerais em concentrações elevadas", explica.
Diferença da água termal para água normal
A água termal é diferente da água comum por conter alta concentração de sais minerais e ser proveniente de fontes termais. "Os sais minerais mais encontrados são ferro, zinco, selênio, cálcio, potássio, cobre e silício", explica a dermatologista Fernanda Seabra.
Além disso, a água termal contém o pH neutro e alcalino, diferentemente da água que sai da torneira que tem o pH ácido.Para que serve?
A água termal possui diversas propriedades e age como hidratante para pele e cabelos. Além disso, equilibra o pH da cútis e tem ação antioxidante que a protege contra os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce. Nas madeixas, garante maciez e brilho.
Muitos profissionais da saúde usam a água termal após procedimentos estéticos como o peeling, reduzindo coceiras e irritações na pele.
Segundo Emily Alvernaz, dermatologista da Clínica Goa (RJ), a água termal tem ação calmante, melhorando inflamações e irritações em peles sensíveis ou sensibilizadas por problemas como dermatite atópica, psoríase, eczemas, alergias, rosácea e assaduras.
Por conter diversos benefícios, o uso da água termal é indicado nas seguintes situações:
Após exposição solar em excesso
Depois da depilação
Depois de se barbear
Após atividade física ou exposição prolongada ao ar-condicionado ou frio intenso para reposição de sais minerais e desidratação.