Shampoo bomba: o que é e riscos do produto para o cabelo
Se você é o tipo de pessoa que ama uma receitinha caseira para deixar os cabelos lindos, provavelmente já deve ter ouvido falar no "shampoo bomba". O produto é conhecido por seus poderes de intensa hidratação e fortalecimento dos fios, mas será que isso é verdade?Embora produtos caseiros pareçam milagrosos, a verdade é que a grande maioria não possui comprovação científica e pode acabar gerando uma série de problemas, como reações alérgicas.
Por esse motivo, antes de usar qualquer produto caseiro é preciso entender quais são os componentes presentes e quais são os riscos. Para ajudar você nisso, trouxemos algumas explicações sobre o "shampoo bomba"; confira abaixo:
O que é o shampoo bomba?
Em diversos sites e canais de Youtube é possível encontrar uma receita caseira simples para fazer o shampoo bomba, que só precisa de três ingredientes: Monovin A, Bepantol líquido e shampoo sem sal. O produto ganhou popularidade depois que passou a ser divulgado por potencializar três vezes mais o crescimento dos fios.
No entanto, de acordo com a dermatologista Ana Paula Caramori, não existem evidências científicas da ação do shampoo bomba no folículo capilar e de sua contribuição para o crescimento dos cabelos. Desta forma, o seu uso não é indicado, já que pode estar resultar em diversos problemas capilares.É importante entender que nem sempre os benefícios e ações divulgados são de fato verdadeiras. "Os fios podem chegar a crescer até 1,2 cm por mês. Produtos que prometem ir além disso podem estar enganando o usuário", considera o tricologista Ademir Carvalho Leite Júnior, responsável pela International Association of Trichologists no Brasil.
Além disso, existem outros produtos no mercado que apresentam a mesma ação. E, embora como já dito anteriormente eles não possam de fato contribuir para o crescimento do cabelos, o fato de terem sido analisados antes da fabricação e serem aprovados pela Anvisa já indica que os riscos de usá-los são menores.