Solidão: O que é, o que fazer ao se sentir sozinho e frases
É provável que você já tenha passado pela experiência de perder-se de seus pais no supermercado ou em alguma loja quando criança. A sensação nesses momentos é angustiante, pois nos sentimos vulneráveis, desamparados e acima de tudo, sozinhos. Entretanto, não é necessário perder-se de alguém para sentir este conjunto de emoções.Verdade seja dita, são incontáveis os momentos onde nos sentimos desconectados de tudo que nos cerca e solitários em meio a multidão. Quando sentimos que ninguém pode nos entender e que não é possível conectar-se com as pessoas, estamos diante da solidão.
O que é a solidão?
A solidão é o estado em que a pessoa não se sente parte de um todo, segundo a psicóloga Lia Clerot. É o isolamento não apenas físico, mas emocional. Entre as causas da solidão, estão a sensação de incapacidade para se relacionar com outras pessoas, além do medo de ser julgado ou de não ser bom o suficiente para os outros.
Em alguns casos a solidão pode acontecer por opção, o que configura um quadro de solitude. Porém, quando este sentimento se torna inerente a nossa existência e nos sentimos constantemente desamparados, trata-se de solidão.
Estar sozinho x sentir-se solitário
Muitos podem associar a condição a pessoas que vivem isoladas. Entretanto, você pode se sentir sozinho em um local repleto de pessoas. "A solidão está intimamente ligada à sentimentos de insatisfação, tristeza ou incompatibilidade com tudo o que nos cerca", explica a psicóloga Raquel Staerke.Quando não encontramos pessoas que compartilham valores, escolhas ou preferências semelhantes às nossas, nos sentimos excluídos. É comum que sejamos diferentes, já que somos regidos pela subjetividade, característica de natureza particular.
Entretanto, quando essas diferenças não são respeitadas ou compreendidas, a solidão se torna um mecanismo de defesa para que possamos evitar mágoas ou frustrações.
Níveis de solidão
Para a psicóloga Adriana de Araújo, a intensidade da solidão também varia, podendo ser:
Leve: com presença de pensamentos negativos
Mediana: presença de pensamentos negativos que trazem sofrimento
Intensa: pensamentos negativos que trazem profundo sofrimento e a sensação de que não há esperança ou possibilidade de resolução.
Neste último caso, é necessário buscar ajuda de um especialista. Também é possível que a solidão surja como consequência de um evento externo, como o término de um relacionamento ou a morte de um ente querido.