Brócolis: benefícios, receitas e melhor forma de preparo
O brócolis é um vegetal crucífero do gênero Brassica, fonte de ácido fólico, antioxidantes, fibras, cálcio e vitamina A e vitamina C. Sua provável origem se deu na área leste do Mediterrâneo, de acordo com a nutricionista Cintya Bassi, do Grupo São Cristóvão Saúde. Entre os benefícios para a saúde associados ao consumo desse alimento, estão: proteger o coração, melhorar o funcionamento do intestino e até fortalecer a imunidade. Abaixo, entenda mais sobre esse vegetal e veja bons motivos para incluí-lo em seu prato.Benefícios do brócolis
O brócolis é rico em fenóis, flavonoides, selênio e vitamina C, que, como afirma Marisa Resende Coutinho, nutricionista da Rede de Hospitais São Camilo de SP, lhe confere as propriedades de aumentar a atividade enzimática, favorecendo a absorção de nutrientes e inibindo as nitrosaminas (substâncias carcinogênicas). "Ainda combate os radicais livres,protege contra doenças cardíacas e circulatórias, melhora a imunidade celular, além de ter propriedade antioxidante. É também rico em fibras, favorecendo a regulação da função intestinal", completa.
Ajuda no emagrecimento
Tem ação desintoxicante
Ajuda no combate ao câncer
Ajuda a controlar o colesterol e as doenças cardíacas
Fortalece o sistema imunológico
Combate radicais livres
Ajuda a regular o intestino.
Informação Nutricional do Brócolis (porção de 100 gramas)
Nutriente Quantidade
Calorias 25kcal
Carboidrato 4,4g
Proteína 2,1g
Lipídeos 0,5g
Colesterol NA
Fibra alimentar 3,4g
Cálcio 51mg
Magnésio 15mg
Sódio 2mg
Manganês 0,12mg
Fósforo 33mg
Ferro 0,5mg
Potássio 119mg
Cobre 0,08mg
Zinco 0,2mg
Vitamina C 42,0mg
Referência: TACO - Tabela Brasileira de Composição de Alimentos
Brócolis ajuda no emagrecimento
O brócolis é um alimento com uma quantia baixa de calorias (25 kcal a cada 100g), além de ser rico em fibras, o que confere maior saciedade - então, sim, ele pode ser um aliado na perda de peso. "Além disso, por conter polifenóis, sugere-se teoricamente uma ajuda no combate à obesidade. Esses efeitos ocorreriam por meio da modificação do ciclo de vida do adipócito (célula gordurosa), com a supressão do crescimento do tecido adiposo pela modulação do metabolismo desse tipo de célula de gordura. Entre os mecanismos envolvidos nesse processo, temos a indução da lipólise (quebra da célula gordurosa), a diminuição do acúmulo de lipídios e a indução da apoptose (morte) dos adipócitos", explica Marisa.