5 coisas que você não deve fazer ao sofrer uma queimadura
A dor de uma queimadura pode ser muito desconfortante e, por conta disso, buscamos sempre amenizar o problema de forma rápida e caseira. Porém, na maioria das vezes, a pessoa pode acabar piorando a lesão em vez de melhorá-la. Vamos te contar o que você não deve fazer em casos de queimadura e qual a maneira certa e eficaz de agir.1. Tocar a queimadura com as mãos
Por vezes, sentimos vontade de tocar no machucado, mas ignoramos o fato de que as mãos estão cheias de bactérias que podem infeccionar e piorar a lesão. Evite a todo custo! Depois, caso haja necessidade de fazer algum curativo recomendado pelo médico, opte por usar luvas - se não tiver um par ao seu alcance, a dica é lavar muito bem as mãos antes de realizar o procedimento.
2. Furar as bolhas de queimadura
Parece tentador, mas a cirurgiã-dermatologista Juliane Viana recomenda ao paciente que sofreu queimadura a jamais furar ou estourar bolhas que possam surgir. Elas agem como uma espécie de "curativo natural" que protege a pele contra agentes externos, diminuindo o risco de infecções da ferida e outras possíveis complicações. "Isso pode ser feito somente por um especialista para liberar o conteúdo que fica alojado dentro da bolha, aliviando o incômodo da pessoa. Mas nem sempre há essa necessidade: cada caso é avaliado individualmente", afirma Cristhine Kamamoto, dermatologista do Fleury Medicina e Saúde.
3. Descolar tecidos grudados na pele queimada
Casos em que o tecido da roupa fica grudado na lesão podem ser mais graves - e, por isso, vale ressaltar desde já que procurar um hospital é a alternativa mais recomendada. Tentar retirá-lo sozinho pode arrancar a pele e agravar ainda mais o ferimento. Já um profissional de saúde é capacitado para contornar essa situação da melhor forma. Quadros de queimaduras extensas, por exemplo, exigem o desbridamento (procedimento para retirar o tecido aderido à pele queimada), que é realizado no centro cirúrgico.
4. Retirar corpos estranhos ou graxa do local queimado
Na tentativa de limpar o local da queimadura, muitas pessoas tendem a retirar resquícios que podem ter aderido à pele - o que é totalmente contraindicado por piorar a dor, expor a pele e, mais uma vez, infeccionar a lesão. "O ideal é usar apenas água corrente em temperatura ambiente para eliminar as impurezas e resfriar o local, amenizando o calor da queimadura", completa a Juliane Viana.5. Colocar manteiga, pó de café, creme dental etc.
As especialistas recomendam que a pessoa não passe nenhum tipo de alimento, substância ou medicamento sobre a queimadura. Isso porque, além de aumentar os índices de infecção, essa atitude também pode deixar a pele queimada ainda mais irritada ao tentar remover esses itens, provocando ainda mais sofrimento à vítima.