Homens que frequentam saunas têm menor contagem de esperma
Homens que frequentam saunas podem ter menor contagem de esperma, de acordo com pesquisadores da University of Padova, na Itália.
O estudo mostra ainda que homens que frequentam saunas regularmente também apresentaram diferenças no DNA de seus espermatozoides.
A equipe, liderada por Andrea Garolla, analisou e monitorou homens finlandeses na faixa dos 30 anos que tinham contagem normal de espermatozoides.
Todos eles passaram 15 minutos em uma sauna duas vezes por semana, durante três meses, e tiveram sua contagem de espermatozoides analisada.
Os pesquisadores descobriram que a contagem de esperma dos homens foi menor no final do estudo do que no início, e apenas seis meses depois, ela voltou ao normal.
Segundo os pesquisadores, o calor é o culpado, uma vez que afeta a produção de esperma. Os pesquisadores descobriram que, durante as sessões de sauna, a temperatura do escroto dos homens aumentou três graus Celsius.
Os homens que usaram as saunas também tiveram diferenças no DNA de seus espermatozoides.
Pesquisas anteriores mostraram que o calor de laptops pode danificar o esperma, afetando a fertilidade enquanto ele se esforça para nadar até o óvulo.
"O uso frequente de sauna em países nórdicos e seu uso crescente em outras partes do mundo tornam importante considerar o impacto desta opção de vida sobre a fertilidade dos homens", afirmam os autores.
Eles acrescentaram que em países onde saunas são amplamente utilizadas, os médicos devem alertar para os problemas que isso pode causar a casais com dificuldades para engravidar.