Como cuidar de um recém nascido
Estar grávida e carregar uma vida dentro de si é uma sensação indescritível para toda mulher. E o nascimento do seu primeiro filho é a maior emoção que se pode sentir, mas junto com todos esses acontecimentos incríveis vem também alguns medos, ansiedade e dúvidas.
É normal ter muitos receios mas os cuidados com um recém nascido não são tão complexos quanto o medo faz parecer.
Na maternidade é esperado que sejam dadas orientações quanto aos cuidados com banho, amamentação e refluxo. Se essas informações iniciais não lhe forem passadas, peça. Exija que os profissionais orientem de forma clara e direta.
Em casa os cuidados são todos seus, com amor tudo fica fácil!
1. O bebê chora demais, o que faço?
O choro é a única forma de comunicação que os bebês conhecem e especialmente para o recém nascido que acabou de sair da sua zona de conforto o choro será uma constante.
Se o bebê chorou verifique a fralda, ofereça o peito e verifique se ele está bem agasalhado. Se nada disso resolver, o abrace. Acalentar seu bebê que a poucos dias estava morando no útero escuro e quentinho e agora está digerindo um novo mundo cheio de luz, sons e sensações é a melhor coisa que você pode fazer por ele.
2. Amamentação, e se o meu leite for fraco?
Não existe leite fraco! O estomago do bebê é muito pequeno e cresce rapidamente. Portanto é natural que ele mame cada dia mais e com menos espaço de tempo. Cada bebê é único e tem seu ritmo próprio, observe o seu bebê! Tenha paciência e lembre-se o leite materno é o melhor alimento para o bebê e deve ser seu único alimento pelo menos até os primeiros 6 meses de vida.
3. O umbigo vai cair sozinho, devo mexer nele?
Claro! Ele realmente vai secar e cair sozinho mas necessita de cuidados para evitar infecção e contaminação.
E a limpeza é muito simples: use gaze ou cotonete embebido em álcool 70% sempre em sentido horário, delicadamente. Limpe completamente e sem preocupações, isso não causa dor alguma ao bebê.Entre 7 e 14 dias o umbigo cairá!
4. O meu bebê se contorce, será que está com cólicas?
É muito provável! O intestino está recebendo e se adequando aos alimentos e seu funcionamento ainda não está totalmente adequado a essa nova forma de alimentação. Durante as crises de cólica massageie a barriga do bebê e mantenha essa parte do corpo bem aquecida, se possível com o calor do seu corpo. Também é recomendado que a alimentação da mãe seja mais saudável possível e que seja ingerida muita água, evitando o consumo de condimentos fortes, chocolates, café e leite de vaca. Fique atenta também aos medicamentos ingeridos pois muitos deles levam substancias ao leite materno.
Um pouco de atenção e muito amor tornará o começo dessa relação a melhor experiência da sua vida e do seu bebê.