Mais de 2.000 profissionais do Mais Médicos começam a trabalhar no SUS nesta semana
Mais de 2.000 profissionais do Mais Médicos começam a trabalhar no SUS nesta semana
Depois de três semanas de curso e uma semana de acolhimento, os 2.165 médicos com diploma estrangeiro do programa Mais Médicos começam a atuar mo SUS (Sistema Único de Saúde) nos diversos Estados. A maior parte deles, 928, irão para o Nordeste.
No último mês, os profissionais tiveram aulas de português e de saúde pública, com ênfase no modelo do SUS. Para atuarem nos Estados, os médicos terão os registros emitidos pelo Ministério da Saúde.
Antes da sanção da lei do Mais Médico, a função de dar o documento que permite o trabalho no Brasil era dos CRMs (Conselhos Regionais de Medicina).
Sanção do Mais Médicos
A lei que criou o programa foi sancionada no dia 22 de novembro pela presidente Dilma Rousseff, em cerimônia no Palácio do Planalto.
Criado por medida provisória editada em julho e aprovada na semana passada pelo Congresso Nacional, o Mais Médicos tem o objetivo de levar médicos para regiões consideradas prioritárias e com carência desses profissionais, como as periferias das grandes capitais e o interior do País, além de aprimorar a capacitação dos profissionais.