Entenda quais sinais podem indicar puberdade precoce nas crianças
Como identificar puberdade precoce.
Programa falou também sobre menopausa e menarca precoce; entenda.
A puberdade é a fase em que meninos e meninas deixam de ser crianças e começam a ganhar características de adultos. Para alguns, no entanto, essa fase começa mais cedo – a puberdade precoce acontece quando a criança se desenvolve antes dos 8 ou 9 anos, como explicou a pediatra Ana Escobar.
Normalmente, os primeiros sinais de puberdade, como crescimento das mamas e pelos genitais nas meninas e crescimento do pênis e alteração na voz nos meninos, costumam aparecer a partir dos 8 ou 9 anos de idade. Se esses sintomas começarem a ocorrer antes disso, é preciso ficar atento, como alertou a médica, já que isso pode afetar e até mesmo limitar o desenvolvimento e crescimento da criança.
Segundo a pediatra Ana Escobar, é comum que meninos tenham essa diferença de altura e crescimento entre os 8 e 14 anos. Se passar dessa idade, no entanto, é importante procurar um médico.
Nas meninas, a puberdade pode trazer também a menarca, a primeira menstruação - com ela vêm também alguns desconfortos, como a cólica. Segundo o ginecologista Aarão Mendes Pinto, é comum ter um pouco de cólica e ela pode até ser um bom sinal, já que significa que houve ovulação. Não sentir nada também é normal, mas em caso de dor intensa, é preciso investigar.
O médico explica ainda que não há comprovação de que meninas que tiveram a primeira menstruação cedo terão menopausa precoce. Geralmente, a menopausa acontece por volta dos 50 anos, como alertou o ginecologista.
Nessa fase, a mulher também pode sentir desconfortos, como o calor excessivo.
Essas ondas de calor acontecem por causa da redução do estrogênio e começam por volta dos 45 anos, desaparecendo espontaneamente na maioria das vezes. Segundo os médicos, é preciso entender que esse é um processo normal e a mulher não deve se envergonhar.
No entanto, existem casos em que esse desconforto vem em uma intensidade acima do normal - nessa situação, é importante procurar um médico para avaliar a frequência e a intensidade.
De maneira geral, porém, existem algumas medidas para refrescar, como os borrifadores de água, lenços umedecidos, água termal, leque e camisetas com tecidos leves, como a seda, por exemplo.