Alimentação errada tem influência até no humor
Se você está de mau humor, “descontando” os problemas em todos ao redor, sem vontade de falar com ninguém e se irritando com pequenas coisas, o motivo pode não ser o mau dia no trabalho, a chuva que tomou por esquecer o guarda-chuva, a briga com a mulher ou a goleada que seu time levou. A origem de tudo isso pode estar na alimentação.
A Associação Brasileira de Nutrologia (Abran) produziu uma pesquisa, denominda “Manifesto do corpo saudável”, em que o público ouvido apontou oito sinais de que o corpo não está bem nutrido, e o mau humor foi um dos mais lembrados pelas pessoas ouvidas. Mais da metade, 53%, citou o mau humor, sendo 59% das mulheres e 41% dos homens ouvidos. Noites de sono interrompido e cansaço sem razão também estão entre os sintomas mais notados.
Segundo o nutrólogo e presidente da Abran, Durval Ribas Filho, esse desequilíbrio na alimentação ocorre no dia a dia, por causa da maior ingestão de açúcar e alimentos gordurosos, combinados com queda no consumo de frutas, verduras e legumes.
Para Ribas Filho, quando a alimentação é desequilibrada há uma alteração na produção de neurotransmissores, como serotonina e dopamina. A falta desses neurotransmissores impede que a pessoa tenha prazer e bom humor. Segundo ele, o mau humor pode ser causado por falta das vitaminas do complexo B e também pela ausência de selênio e ferro.
Proteína
Se a intenção é manter o bom humor, a nutricionista Valéria Mortara explica que há alimentos que facilitam a produção de serotonina, especialmente os que contêm triptofano (aminoácido essencial para o organismo). Clara de ovos, gergelim, semente de girassol, peru, tofu, sementes de abóbora e queijos são exemplos. A nutricionista explica que essa substância é encontrada principalmente em alimentos ricos em proteína.
O cuidado para que o triptofano não se torne vilão também existe. A ingestão desse aminoácido precisa estar associada ao consumo de alimentos ricos em carboidrato, cereais, tubérculos, frutas ou até mesmo doces, suficientes para obter toda a energia que o corpo precisa. Se faltar carboidrato e sobrar triptofano no corpo humano, a substância será gasta para fazer energia e provocará mau humor. Isso explica a vontade feminina de comer doces durante a TPM. “É o corpo pedindo energia para poder poupar o triptofano, e aí ele pode virar serotonina”, explica Valéria.
Vitaminas do complexo B, a B5 e a B6, estão ligadas à produção de hormônios ligados ao humor e ao metabolismo do triptofano. Ovos, fígado, leite, folhas verdes escuras, cereais integrais e castanhas são fontes de vitamina do complexo B.
Saudáveis ou novos, hábitos que ajudam a melhorar a disposição
A alimentação é grande aliada na mudança de humor da advogada Luiara Gaino Ferreira, 24. Há cerca de um ano ela abriu mão da carne e derivados em sua dieta. “Tudo que se entende por carne, peixe, presunto etc”, ressalta. Ela aumentou o consumo de legumes, vegetais e grãos.
Porém, a advogada diz acreditar que a resposta ao bom humor está relacionada mais à atitude que tomou. “Me sinto bem em saber que não tem um animal morto dentro de mim ou então, que um animal não passará a vida inteira engordando para um dia morrer e vir parar no meu prato. Isso ajuda na melhora do meu humor”, explica.
Outro benefício que a advogada aponta, além do bom humor, é que após parar de comer carne não sente mais o “inchaço” ou sensação de peso logo depois que se alimenta. Ela diz que quando se sentia assim, na época em que ingeria carne, ficava bem mal humorada. Segundo Luiara, o corpo só responde bem quando a pessoa se alimenta bem e, no seu caso, parar de comer carne foi determinante.
Já a personal trainer Nayara Dias Nicácio, 22, procura ter a alimentação balanceada e costuma comer proteínas e carboidratos nas quantidades ideais para o organismo, fazendo refeições de três em três horas e totalizando de cinco a seis por dia, apesar de admitir que às vezes “escapa” da dieta e acaba comendo um pouco a mais. Quando come pouco ou não se alimenta direito, o humor de Nayara, segundo afirma, despenca. A personal trainer diz que até a expressão muda. “Fico com cara de brava, mais do que tenho”, brinca. Além disso, se sair da dieta o mau humor ganha companhia. “Se como algo fora do que considero saudável, fico com peso na consciência.”
Mas se as refeições estão corretas e ela está bem alimentada, o bom humor dá as caras. Nayara diz não ter dúvidas que o temperamento está diretamente ligado ao fato dela ingerir muitos alimentos que liberam serotonina, como pimenta, ovos, aveia e leite. “É só alegria”, diz a personal trainer.