Distúrbios do sono
os distúrbios do sono são muito frequentes na vida das pessoas. Dificuldades de pegar no sono, acordar algumas vezes durante a noite, ou até mesmo o ronco são alguns dos problemas.
Existem mais de 100 distúrbios do sono e do despertar. Os principais são:
Insônia: é a dificuldade de pegar no sono e manter-se dormindo continuamente. Estima-se que de 30% a 40% das pessoas, em alguma fase da vida sofrerão desse mal.
A insônia pode estar relacionada a muitos fatores, entre eles estão: expectativas (compromissos, viagens, prova, etc), problemas emocionais passageiros ou excitação associada a algum tipo de evento importante.
Os episódios de insônia podem aparecer e desaparecer (transitório) podem durar até duas ou três semanas (curto prazo) ou podem durar ao longo de anos (crônico).
As principais características de quem tem insônia são: sonolência excessiva diurna, alterações de humor e falha na memória.
Ronco: acontece devido a um bloqueio parcial das vias respiratórias superiores à passagem de ar durante o sono. Obesidade, idade avançada, desvio de septo nasal, rinite, sinusite são alguns fatores que podem dificultar essa passagem do ar, contribuindo com o ronco.
Sonolência Excessiva: também chamada de hipersonia, é um distúrbio no qual a pessoa tem muita dificuldade para se manter acordada durante o dia.
A sonolência excessiva prejudica no desempenho profissional, afetivo e social.
Apneia do sono: apneia significa “parada de respiração” e é o distúrbio no qual a pessoa sofre leves e repetitivas interrupções da respiração. A apneia é causada por obstruções transitórias da passagem do ar pela garganta de pelo menos 10 segundos de duração.
O distúrbio acontece com maior frequência em pessoas obesas e maiores de 35 anos. Estima-se que 4% das mulheres e 9% dos homens sofram com a doença.
Sonambulismo: a pessoa que é sonâmbula, anda, fala coisas desconexas, caminha durante o sono e não acorda. Muitas vezes anda pela casa, enquanto dorme e, quando acorda, não se lembra do que fez.
Os episódios de sonambulismo acontecem quando a consciência e a memória dormem e a parte motora é despertada subitamente pelo ronco, por um distúrbio epiléptico ou por um barulho.
As causas ainda não são totalmente conhecidas e costumam variar: remédios para dormir, distúrbios epilépticos e o ronco são algumas possíveis causas.
Bruxismo do sono: distúrbio em que a pessoa range e aperta os dentes, de forma involuntária, enquanto dorme.
Pode comprometer a saúde bucal e facial, pois há um desgaste dentário e também hipertrofia os músculos mastigatórios e temporais. Ocorre principalmente em crianças, mas também afeta os adultos.
As causas do bruxismo ainda são pouco conhecidas. Tensão emocional e o mau fechamento dentário podem estar vinculados a esse distúrbio.
O tratamento para os distúrbios do sono deve ser feito com um médico especialista. O resultado varia de acordo com o tipo de distúrbio. Alguns deles podem desaparecer sem qualquer tipo de tratamento.