Cuidado com saúde da boca tem que começar cedo
Especialistas alertam que higiene bucal deve ser preocupação dos pais desde o nascimento dos filhos
Brasília - A cárie é um desgaste do dente que geralmente é provocado pelo consumo excessivo de alimentos com açúcar e pela má escovação. O problema pode surgir em qualquer idade, principalmente em crianças pequenas. Para o coordenador de saúde bucal da Secretaria de Saúde de Vitória, Egídio D’ávila, é importante que os cuidados comecem cedo para evitar que o problema apareça já nos primeiros anos de vida.
"É importante que após cada mamada seja feita a limpeza dessa boca, pode ser utilizada ou uma gaze ou uma fralda limpa, enrolada no dedo, com água limpa fervida ou filtrada, e fazer a higienização da gengiva, dos tecidos da boca. Depois que nasce o dentinho pode se iniciar a escovação, aí para isso tem algumas escovas, tem que ser bem macia ou então tem uma específica para bebê. E depois nascendo outros dentes, completando a dentição, sempre tem que ser feita a higienização através da escovação, da utilização do fio dental, e também o controle da dieta, porque a cárie é uma doença multifatorial, ela depende da presença de restos alimentares das bactérias presentes na boca e também na ingestão do açúcar", alerta.
A auditora de áudio Vera Ataídes sabe bem disso. Ela conta que o filho de 8 anos passou a cuidar bem dos dentes depois que enfrentou o tratamento para combater uma cárie. "A fase mais ou menos de 5 anos é uma fase em que a criança gosta de comer muita besteira, muita balinha, muito chiclete, e acabou que ele teve uma cárie. Quando ele teve a cárie, que ele percebeu a importância, que doeu, teve que ir na dentista. Por mais que eu ensinasse, só depois que ele teve a cárie que ele percebeu essa importância de estar escovando os dentes, de evitar balas e guloseimas que podem realmente estragar os dentes", relata.
De acordo com o Ministério da Saúde, desde 2010 o Brasil está entre os países que têm poucos casos de cárie em crianças, graças a ações do programa Brasil Sorridente, que tem como objetivo garantir a promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal e também ampliar o acesso ao tratamento odontológico gratuito para a população brasileira, conforme destaca o coordenador geral de saúde bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca. "Quase metade das crianças hoje no Brasil, após a implantação do Brasil Sorridente, é considerada livre de cárie. Esse dado, inclusive, colocou o Brasil, segundo a Organização Mundial de Saúde, como um dos poucos países de baixa prevalência de cárie."
Em dez anos de programa Brasil Sorridente, cerca de 20 mil equipes de saúde bucal já levaram assistência gratuita para mais de 80 milhões de pessoas em todo o País.