Não deixe de escovar os dentes após as principais refeições
Você costuma seguir a risca uma orientação de saúde aprendida na infância? A de escovar os dentes após cada refeição? Cobramos isso das crianças, mas as múltiplas tarefas diárias e a pressa, às vezes, nos faz esquecer o cuidado.
Pois, a partir de agora, é bom ficar ligado nessa regrinha básica, pois, mais do que um cuidado estético, ela pode prevenir muitas doenças.
O ideal é realizar a escovação sempre a cada refeição, mas se não for possível, que seja após o desjejum, o almoço e o jantar. Quando a higienização não é realizada ou é feita de forma ineficiente, há risco de sofrer com sensibilidade, placa bacteriana e cáries. Com o tempo, tais males podem provocar dores, mau hálito, informação na gengiva e até perda dos dentes.
O jeito certo de higienizar os dentes é movimentar a escova da gengiva a ponta, sem esquecer a língua, céu e laterais da boca. O uso de fita ou fio dental como complemento é importante, porque os acessórios complementam a limpeza e chegam onde a escova não alcança.
Você pode também usar alguns alimentos para prevenir problemas dentários. Vegetais crus e frutas como pera, maça, laranja e cenoura provocam maior atrito na superfície dos dentes, ajudando a eliminar os gestos de comida que possam estar entre eles. Sempre que comer doces, chocolate, pão, corra para escovar os dentes. Esses alimentos produzem bactérias causadoras das cáries.