Distúrbios emocionais podem causar doenças físicas?
O que conhecemos como doença é o estágio final de um distúrbio muito mais profundo. Por trás de todas as doenças encontram-se os nossos medos, as nossas angústias, a nossa ganância, os nossos gostos e as aversões. Precisamos admitir as diversas consequências que seguem uma crise nervosa, um choque emocional causado por más notícias que chegam de repente.
Se as atividades corriqueiras podem afetar o corpo, quão mais grave e profundamente enraizado deve ser um conflito que existe desde há muito entre a alma e o corpo. Como podemos nos espantar com o fato de as consequências provocarem doenças tão graves como as que existem entre nós atualmente?
A prevenção e a cura acontecem quando localizamos o erro dentro de nós mesmos e suprimos esse defeito por meio do cuidadoso aprimoramento da virtude que o destruirá; não combatendo diretamente o erro, mas desenvolvendo tanto essas virtudes opostas que ele chegue a ser varrido de nós.
Dessa forma, para se alcançar uma cura completa, devemos lançar mão de toda nossa habilidade para eliminar qualquer falha em nossa natureza; porque a cura total vem essencialmente de dentro de nós. Nossa alma irradia harmonia do começo ao fim da personalidade, quando se permite que assim seja. Nisto encontra-se o verdadeiro propósito das essências florais, que são utilizadas para a saúde emocional, cura e equilíbrio do ser como um todo. Quando nossa verdadeira vocação se encontra distante do propósito da alma, as essências fazem o trabalho de resgate da completude do ser, para retornarmos à nossa plena totalidade de desenvolvimento e cura do sistema emocional, proporcionando uma vida melhor para nós mesmos e todos à nossa volta.