Seis fatores que podem estar aumentando seu nível de estresse
O estresse está presente no dia a dia de muita gente e faz mal para a saúde. No entanto, uma grande quantidade de pessoas não sabe de onde vem a fonte do estresse, ou pior, acredita que ele seja fruto unicamente do trabalho ou de tarefas familiares. Sim, esses fatores causam um certo estresse, porém o perigo do estresse está em se apresentar a partir de várias coisas pequenas e causar grandes problemas.
Por isso, juntamos para você sete fatores comuns que podem te causar estresse:
1. Dormir pouco ou muito tarde
Dormir é essencial para saúde. Dormir tarde, independente de quantas horas de sono você teve, coloca estresse indesejado em seu corpo e perturba seus ritmos diários. De acordo com um estudo, quanto mais tarde os estudantes iam dormir, maior era sua inclinação a ter pensamentos negativos e mal humor, mesmo tendo oito sólidas horas de sono. A maior causa do sono tardio é a tecnologia. A suave luz branca emitida de seus dispositivos pode perturbar a produção de hormônios do sono em seu corpo. Tente evitar dispositivos eletrônicos antes de dormir, leia, tome um chá e veja se você vai dormir mais cedo e com mais facilidade
2. Tomar muito café
Em quantidades moderadas, um cafezinho pode até ser benéfico à saúde, mas exceder o limite da bebida pode trazer consequências indesejáveis. Muito deste estimulante pode levar a altos níveis de adrenalina, cortisol (hormônio do estresse), ansiedade e pressão sanguínea. Níveis cronicamente elevados como estes podem trazer sérios danos à saúde.
Uma dica para os apaixonados por café mas também inimigos do estresse: tente tomar café até as duas horas da tarde, já que a cafeína fica no corpo por oito horas ou mais, é melhor cortar a cafeína antes que ela atrapalhe o seu sono. Aprecie com moderação.
3. Ingerir álcool
Beber pode interferir com seu ciclo do sono e elevar níveis de cortisol. No entanto, se você tomar um (no caso de mulheres) ou dois (no caso dos homens) drinques por dia, você deve estar seguro de efeitos não desejados. De fato, álcool em moderação pode reduzir a inflamação no corpo, depressão, e estresse. Tenha em mente quanto você está consumindo, e fique de olho nas mordicadas dos aperitivos no bar, já que bebidas alcoólicas já são bem calóricas.
4. Praticar exercícios em excesso
Exercício é bom para você e é ainda melhor para combater o estresse, mas tudo em moderação. Se você está se esforçando muito nos exercícios cardiovasculares, além estar tendo dias difíceis no trabalho, isso pode fazer mal para sua saúde. Práticas como esta podem levar à fadiga adrenal (acontece devido a muito estresse e pouco descanso), super produção de hormônios de estresse e dificuldade de manter o foco. Lembre-se que dias mais leves e dias de descanso são tão importantes quanto dias intensos.
5. Falta de conforto no transporte
Ir de carro ou de transporte público para o trabalho pode ser estressante. Um estudo liga esses fatores à fadiga e a níveis de estresse, assim como a mais problemas de saúde. Se for adequado à sua rota, tente ir de bicicleta ou caminhando para o trabalho. Exercício e ar puro irão dar uma acordada e farão o seu dia mais produtivo. Se não for possível, tente ouvir uma música relaxante ou, caso você esteja no transporte público, leia um livro e relaxe em vez de se preocupar em chegar ao trabalho a tempo.
6. Fazer dietas radicais
Dietas podem ser estressantes. Você está com fome, infeliz e a maioria das coisas que você quer comer estão na lista de alimentos proibidos. E se você trapacear, o estresse fica pior ainda! A ansiedade que a dieta causa com as preocupações de perda ou ganho de peso, preparação de alimentos e abnegação pode causar uma boa quantidade de estresse. Um estudo da Universidade da Califórnia (Estados Unidos) indicou uma relação entre a restrição calórica e aumento do nível de cortisol dos participantes, principalmente aqueles que contavam as calorias.
Se você quiser emagrecer por estar preocupado(a) com sua saúde, faça uma mudança de hábitos alimentares. Dietas, muitas vezes, são tão restritivas que causam choques no corpo. Mudar seus hábitos alimentares passa por criar um hábito de comer bem e de modo saudável e isso não acontece da noite para o dia. Tente inserir, aos poucos, alimentos saudáveis em suas refeições - como alguns desses aqui, ou siga essas dicas para uma alimentação mais saudável.
Confira o vídeo abaixo (em inglês) com estratégias para lidar com o estresse.
O Instituto de Psicologia e Controle de Estresse (IPCS) disponibiliza um teste on-line para avaliar se a pessoa está estressada ou não.É preciso salientar que o diagnóstico do estresse deve ser feito por um profissional especializado. Para conferir o teste, clique aqui.
Fonte: Care2
Veja também:
-
Tudo sobre cafeína: dos efeitos terapêuticos aos riscos
-
Maus hábitos de sono "envenenam" cérebro com neurotoxinas
-
Segundo estudo, uma noite tranquila de sono, sem ir ao banheiro, pode estar relacionada com os seus genes
-Carona solidária é uma boa atitude contra o excesso de carros e a poluição