Vacina contra febre amarela: clínicas devem receber novo lote em fevereiro
Com a alta procura pela vacina contra a febre amarela nos postos públicos de saúde, as clínicas particulares anunciaram que só terão as novas doses da vacina contra a febre amarela só terão seus estoques repostos no final de fevereiro.
A informação foi divulgada pela assessoria de imprensa da Associação Brasileira das Clínicas de Vacina (ABCVAC).
De acordo com a Sanofi Pasteur, fornecedora da vacina, foi solicitado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a aprovação em caráter excepcional para a importação de um novo lote da vacina contra febre amarela, que acaba de ser concedida.
"Tanto a Sanofi Pasteur quanto a ANVISA estão empreendendo todos os esforços para acelerar a importação e disponibilizar esta vacina o mais rapidamente possível, seguindo todas as normas e regras aplicáveis para o processo de importação e disponibilização das doses no mercado privado. A Sanofi já iniciou o processo de importação e o lote estará disponível para comercialização em cerca de 30 dias", diz a nota oficial da farmacêutica, também divulgada via assessoria de imprensa.
De acordo com o presidente da ABCVAC, Geraldo Barbosa, "o número de doses não deve resolver completamente o problema de desabastecimento, mas será um número expressivo que irá ajudar o Programa Nacional de Imunização e será distribuído de forma a atender a todos os estados".