Inflamação na gengiva pode ser relacionada a doenças do coração
A periodontite é uma inflamação que afeta os tecidos ao redor dos dentes, a gengiva e o osso que circunda a raiz dentária, chamado osso alveolar de suporte. Nos casos mais graves, pode até causar a perda do dente. O que muitos não sabem é que essa doença crônica é ligada à doenças cardiovasculares, como a insuficiência e o ataque cardíacos.
Estudos contemporâneos na área da periodontia - a especialidade que lida com as doenças periodontais - conectam as duas enfermidades. “No entanto, ainda não temos uma relação de causa e efeito entre as duas condições bem definida na literatura. A associação entre essas duas situações pode ser explicada pela presença de fatores de risco locais e sistêmicos em comum”, explica o professor Mario Taba Jr., professor de periodontia da Faculdade de Odontologia da USP - Ribeirão Preto e pós-doutor em Periodontia e Medicina Oral pela Universidade de Michigan (EUA).
Entre os fatores de risco comuns dessas enfermidades, podemos citar que na periodontite ocorre sangramento na gengiva e “estudos recentes associam a inflamação ao redor dos dentes com outras condições sistêmicas, como o exemplo da doença cardiovascular, o DIABETES e casos de pneumonia”, lembra o professor. Já
as doenças cardiovasculares também têm origem na inflamação, o que estabelece a ligação. “Se considerarmos que a inflamação é uma resposta do nosso organismo como um todo, podemos dizer que um paciente que tem um tipo de resposta inflamatória relacionada a uma doença pode influenciar a outra”, esclarece.
Recentemente, um estudo sobre o impacto da hipertensão arterial na progressão da periodontite foi desenvolvido na USP - Ribeirão Preto. A pesquisa confirmou que a hipertensão é associada a perda de tecido do osso alveolar de suporte.